• Carla Garcia

CLASSIFICAÇÃO DA BALANÇA RODOVIÁRIA QUANTO AO MODO DE USO

As balanças rodoviárias são classificadas em 3 tipos:


a) Balança Fixa: Na Verificação Inicial e Subsequente realizadas pelo Instituto de Pesos e Medidas-IPEM/INMETRO, a balança receberá a Certificação, a Selagem e a Lacração em conjunto com um único bloco de ancoragem tornando-se conjunto único Balança Fixa e bloco de ancoragem.


b) Balança Móvel: Na Verificação Inicial e Subsequente realizadas pelo Instituto de Pesos e Medidas-IPEM/INMETRO, a balança receberá a Certificação, a Selagem e a Lacração em conjunto com um ou mais blocos de ancoragem tornando-se conjunto único Uma Balança Móvel com cada um dos diversos blocos de ancoragem. A verificação é realizada em cada um dos blocos de ancoragem com a balança.


c) Balança Portátil: Na Verificação Inicial e Subsequente realizadas pelo Instituto de Pesos e Medidas-IPEM/INMETRO, a balança receberá a Certificação, a Selagem e a Lacração sem nenhuma restrição. NÃO tem bloco de ancoragem. A verificação pode ser realizada em qualquer local. A balança poderá ser utilizada em qualquer local que se queira, não existe ponto de pesagem previamente definido. No certificado de verificação expedido não consta nas observações quanto a ponto de pesagem.


As balanças Haenni não utilizam células de captação de carga. Isso permite o uso em qualquer piso desde que firme com desnivelamento máximo admissível de 5% em ambos os sentidos.


O equilíbrio de carga se dá por sistema hidráulico com tubos flexíveis interconectados ou por grade de sensores tubulares com microprocessadores integrados. Este diferencial construtivo permite a torção e flexão da balança possibilitando que a mesma seja posicionada em qualquer piso (firme).


Considerando os critérios de diferenciação acima e o diferencial construtivo que permite a torção e flexão, as balanças Haenni são equipamentos portáteis que podem também ser utilizados como fixas ou móveis pois a sua precisão se mantém independentemente se utilizadas em berço ou diretamente sobre o pavimento firme e nivelado.


No vídeo a pré-seleção dos veículos é feita com o modelo WL 400 utilizada como balança portátil e a fiscalização com o modelo WL 108 utilizada, neste caso, como uma balança móvel.


Dizemos "neste caso" pois todas as balanças Haenni podem ser utilizadas no modo portátil.



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Avenida Paulista, 2028

11° Andar - Bela Vista

São Paulo - SP - Brasil

01310-200

Tel:  +55 11 3075-2867

2020 Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Digital SG

  • Ícone cinza LinkedIn
  • Instagram
  • YouTube