• Carla Garcia

CLASSIFICAÇÃO DA BALANÇA RODOVIÁRIA QUANTO AO MODO DE USO

As balanças rodoviárias são classificadas em 3 tipos:


a) Balança Fixa: Na Verificação Inicial e Subsequente realizadas pelo Instituto de Pesos e Medidas-IPEM/INMETRO, a balança receberá a Certificação, a Selagem e a Lacração em conjunto com um único bloco de ancoragem tornando-se conjunto único Balança Fixa e bloco de ancoragem.


b) Balança Móvel: Na Verificação Inicial e Subsequente realizadas pelo Instituto de Pesos e Medidas-IPEM/INMETRO, a balança receberá a Certificação, a Selagem e a Lacração em conjunto com um ou mais blocos de ancoragem tornando-se conjunto único Uma Balança Móvel com cada um dos diversos blocos de ancoragem. A verificação é realizada em cada um dos blocos de ancoragem com a balança.


c) Balança Portátil: Na Verificação Inicial e Subsequente realizadas pelo Instituto de Pesos e Medidas-IPEM/INMETRO, a balança receberá a Certificação, a Selagem e a Lacração sem nenhuma restrição. NÃO tem bloco de ancoragem. A verificação pode ser realizada em qualquer local. A balança poderá ser utilizada em qualquer local que se queira, não existe ponto de pesagem previamente definido. No certificado de verificação expedido não consta nas observações quanto a ponto de pesagem.


As balanças Haenni não utilizam células de captação de carga. Isso permite o uso em qualquer piso desde que firme com desnivelamento máximo admissível de 5% em ambos os sentidos.


O equilíbrio de carga se dá por sistema hidráulico com tubos flexíveis interconectados ou por grade de sensores tubulares com microprocessadores integrados. Este diferencial construtivo permite a torção e flexão da balança possibilitando que a mesma seja posicionada em qualquer piso (firme).


Considerando os critérios de diferenciação acima e o diferencial construtivo que permite a torção e flexão, as balanças Haenni são equipamentos portáteis que podem também ser utilizados como fixas ou móveis pois a sua precisão se mantém independentemente se utilizadas em berço ou diretamente sobre o pavimento firme e nivelado.


No vídeo a pré-seleção dos veículos é feita com o modelo WL 400 utilizada como balança portátil e a fiscalização com o modelo WL 108 utilizada, neste caso, como uma balança móvel.


Dizemos "neste caso" pois todas as balanças Haenni podem ser utilizadas no modo portátil.



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo